Quando falamos em inadimplência, sabemos o quanto ela é responsável por impactos devastadores no fluxo de caixa das empresas. Apesar disso, ainda são poucas as organizações que examinam as informações financeiras de seus clientes por meio da análise e proteção de crédito. E esse é apenas o começo de muitos problemas.
O que é a análise e proteção de crédito?
A análise e proteção de crédito é realizada para mensurar os riscos de vender um produto ou serviço a determinado cliente. Dessa maneira, antes de fechar negócio, é possível avaliar por meio do CPF ou CNPJ mais informações sobre sua conduta financeira.
Para que serve?
A análise e proteção de crédito verifica se o comprador de determinado produto ou serviço, tem condições de honrar com suas obrigações de pagamento.
Além disso, possibilita mensurar o risco de uma transação financeira do tipo, o que é essencial para se delimitar a taxa de juros empregada no crédito.
A análise pode ser realizada tanto para clientes pessoa física quanto jurídica. Em ambos os casos, é uma maneira de formalizar a negociação e assegurar um bom relacionamento entre as partes.